O venerável Carlo Acutis, grande amigo de Jesus na Eucaristia, partiu deste mundo aos 15 anos de idade em decorrência da leucemia

pe. Marcelo Tenorio, vice-postulador da causa de canonização do venerável Carlo Acutis, comunicou hoje, 23 de janeiro, que o corpo do jovem italiano apaixonado pela Eucaristia e falecido em decorrência da leucemia aos 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, foi encontrado incorrupto.

Eis a mensagem publicada pelo sacerdote em suas redes sociais:

Caríssimos, recebi hoje da mãe de Carlo Acutis a feliz notícia de que o corpo do venerável jovem, que morreu dando a vida pelo Papa Bento XVI, está INTACTO.
Para nós que o amamos e divulgamos sua vida é um momento de imensa emoção e alegria.
Vi as fotos, mas não posso divulgar.
Seu corpo será levado para o convento dos capuchinhos, em Assis, e de lá, em tempo oportuno, transladado para antiga Igreja de Santa Maria Maior, na mesma Assis.

Te Deum laudamus. Te Dominum confitemur!

Pe. Marcelo Tenorio
Vice postulador.

O que é a “elevatio”

O termo “elevatio”, em latim, significa “elevação” – a pronúncia é “elevátsio”.

O rito, realizado como parte do processo de canonização, inclui a exumação dos restos mortais para a sua posterior transferência a um local público de veneração. Em geral, a “elevatio” ocorre quando a pessoa em causa de canonização é “elevada” de venerável a serva de Deus.

 

Quem é o venerável Carlo Acutis?

 

Carlo Acutis, adolescente italiano que morreu aos 15 anos em 2006 em decorrência de leucemia fulminante, foi declarado “venerável” neste ano pelo Papa Francisco: trata-se de um passo emblemático no processo de beatificação. O testemunho de vida do jovem Carlo está trazendo muitas pessoas para mais perto da fé – a começar pela sua própria mãe, Antonia Salzano, que hoje o considera um “pequeno salvador”: foi ele, afinal, quem lhe ensinou o amor pela Eucaristia.

Antonia tem viajado por vários lugares para testemunhar a história do pequeno gênio da computação que frequentava a Santa Missa todos os dias e que levava uma vida ao mesmo tempo normal e extraordinária, dedicada ao estudo, à família, ao voluntariado em benefício de crianças e idosos e, destacadamente, à vivência de uma fé real e autêntica.

“Desde criança, o Carlo era uma alma muito dedicada. Ele amava ir à igreja, rezar, aprofundar a fé. Eu estava afastada, cresci numa família laica, assim como acho que milhões de pessoas. Ter esse filho que me fazia perguntas insistentes sobre a fé me obrigou a refletir. Foi um motivo para me aproximar da Igreja e dos sacramentos”.

A vida de Carlo neste mundo foi excepcional até os últimos momentos, quando ele declarou que oferecia as suas dores físicas a Deus pelo Papa e pela Igreja. A mãe afirma:

“Para mim, o Carlo foi um pequeno salvador que me levou a seguir um caminho especial. Um caminho em que eu prossigo. Tento espalhar o legado dele, especialmente a exposição sobre os milagres eucarísticos, que vem percorrendo os cinco continentes e ajudando tantas pessoas”.

ACUTIS

Carloacutis.com

De fato, Carlo criou uma mostra focada em divulgar os milagres ocorridos ao longo da história em torno à Santíssima Eucaristia. O website Miracoli Eucaristici, que trata deles, nasceu da inspiração do jovem amigo de Jesus.

“Há testemunhos de pessoas que se aproximaram de Deus e começaram uma vida de fé. Para mim este é o maior sinal. O Carlo se importava muito com a Eucaristia”.

Encarando a doença, Carlo infundiu coragem em sua mãe antes de partir prematuramente.

“Mamãe, não tenha medo, porque, com a Encarnação de Jesus, a morte virou vida e nós não temos que tentar escapar dela. Na vida eterna, algo extraordinário espera por nós”.

O jovem também dizia:

“Todos nascem originais, mas muitos morrem como fotocópias”.

A mãe comenta:

“Jesus nos dá os sacramentos para não morrermos como fotocópias. Ele se doa através da Eucaristia, Deus em pessoa; Seu corpo, sangue, alma e divindade”.

E, citando palavras de Carlo, complementa:

“O nosso objetivo deve ser o Infinito, não o finito. O Infinito é a nossa pátria. O Céu sempre esperou por nós. Jesus é amor, Deus é amor. Quando recebemos a Eucaristia, recebemos amor. O propósito de todo cristão é ser santo. Recebendo a Deus, amando a Deus acima de todas as coisas, amando o próximo como a nós mesmos, recebendo amor através da Eucaristia… Jesus também nos ensina a nos entregarmos aos outros e a crescermos nesse amor a Deus”.

Desde que recebeu a Primeira Comunhão, aos 7 anos de idade, Carlo nunca abandonou o recurso diário à Santa Missa.

“Ele dizia: ‘A Eucaristia é a minha estrada para o céu’. Ele queria que todos entendessem o imenso presente que Jesus nos dá através dos sacramentos”.

E a mãe de Carlo é a melhor “embaixadora” da sua exposição dedicada aos milagres eucarísticos.

“Jesus prometeu: ‘Estarei convosco até o fim dos tempos’. Ele prometeu e cumpriu. E ainda hoje Ele nos mostra esses sinais extraordinários, que são os milagres eucarísticos que aconteceram em 2006, 2008, 2013. Milagres como o de Lanciano (Itália), onde a hóstia se tornou carne e depois foi descoberto que ela é tecido do miocárdio. Isso é extraordinário! É um grande sinal que, sem dúvida, vai ajudar muitas pessoas que querem se aproximar com sinceridade de nosso Senhor; pessoas que, vendo esses sinais, eu acredito que possam encontrar o significado da sua fé. O Carlo foi uma semente, ou melhor, ele lançou uma semente com esta exposição sobre os milagres eucarísticos”.

Uma semente de fé, para que o mundo creia.

 

Fonte: Aleteia